Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil - Campus Caraúbas

Visita dos estudantes do ensino médio para conhecer a Engenharia Civil na UFERSA Caraúbas

Campus Caraúbas, Estudante, Extensão 16 de julho de 2025. Visualizações: 7. Última modificação: 16/07/2025 14:35:07

Estudantes do Ensino Médio visitam UFERSA Caraúbas em imersão ao curso de Engenharia Civil

Nos dias 14 e 15 de julho de 2025, o Campus Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) recebeu cerca de 200 estudantes das escolas de ensino médio Escola Agrícola Professor Almiro de França Silva e Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel Oliveira, ambas da cidade de Caraúbas/RN. A visita fez parte do projeto de extensão “Projetando Sonhos, Construindo Futuros: Engenharia Civil na UFERSA – Campus Caraúbas/RN”, coordenado pelo professor Eduardo Morais.

A iniciativa teve como objetivo apresentar aos jovens o universo da Engenharia Civil e o cotidiano universitário, despertando vocações e incentivando o ingresso no ensino superior. A programação contou com a participação dos docentes Gilvan Bezerra, Karina Estrela, Júlia Pliscia, Francisco Felinto, Thiago de Jesus e Brenno Azevedo, que acompanharam os estudantes durante as atividades, reforçando a importância da educação científica e tecnológica na formação cidadã.

Os estudantes conheceram os laboratórios de Química e Física, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e os laboratórios específicos da Engenharia Civil: o Laboratório de Materiais e Processos Construtivos e o Laboratório de Mecânica dos Solos e Estradas, além da exposição de projetos em 3D no laboratório de informática. Também visitaram a Empresa Júnior Pilares, formada por alunos do curso, onde puderam conhecer projetos e práticas profissionais desenvolvidas por estudantes da UFERSA.

A acolhida dos visitantes foi realizada por uma equipe de discentes composta por Fábio Augusto, Camila Cavalcante, Bianca Roberta, Karízia Tuany e Isis França, que compartilharam suas experiências acadêmicas e incentivaram os estudantes a acreditarem na universidade como um caminho possível e transformador.

O projeto também contou com o suporte técnico fundamental dos profissionais Alison Kaio, Joe Vítor, Wyslley Douglas e Alan Pedro, responsáveis pelo funcionamento e demonstrações nos laboratórios. A dedicação e o acolhimento de toda a equipe contribuíram diretamente para o sucesso da ação.

Para o professor Eduardo Morais, coordenador do projeto, “abrir as portas da universidade para estudantes do ensino médio é uma forma de construir pontes entre sonhos e oportunidades. É plantar sementes que certamente florescerão no futuro.”