Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil - Campus Caraúbas

Estágios Supervisionados

O Estágio Curricular Obrigatório é uma atividade que tem o objetivo de integrar o aluno ao ambiente da prática profissional. A vivência prática no estágio possibilita contato e familiarização com equipamentos e processos típicos da vida profissional que não são fornecidos em sala de aula ou laboratório. A formação do profissional necessita experimentar a percepção das limitações e especificidades dos modelos teóricos, em ambiente não controlado, isso amadurece e completa a formação do aluno.

O estágio supervisionado constitui, portanto, uma atividade prática exercida pelo aluno do Curso de Engenharia Civil, em situação real de trabalho tanto em Projetos de Engenharia como em Obras Civis, Empresas Construtoras, Empresas de Consultoria, Instituições e Entidades Públicas ou Privadas, com o objetivo de complementar sua capacitação profissional.

Na Estrutura Curricular, é proposta uma disciplina semestral ofertada no 5º Ano – 10º Período, com caráter integralizante e com carga horária de 180 horas-aula práticas, conforme estabelece as Diretrizes Nacionais. Além disso, o estágio supervisionado deve estar de acordo com o PPC do Curso de Engenharia Civil e com a Resolução CONSEPE/UFERSA nº 002/2019.

OBSERVAÇÃO: Em que pese o teor da Resolução CONSEPE/UFERSA nº 002/2019, o Colegiado de Curso de Engenharia Civil firmou entendimento na 9 Reunião Extraordinária do Colegiado de Curso no ano de 2023 no sentido de que o percentual mínimo de 65% (sessenta e cinco por cento) de integralização do curso é suficiente para requerer a matrícula no componente “Estágio Supervisionado Obrigatório”. 

 

Procedimentos para formalização do Estágio Supervisionado

 

1º Passo – Cadastro no SIGAA

1 – O discente deverá entrar no SIGAA: Estágio > Meus Estágios > Solicitar Cadastro de Estágio > Estágio Obrigatório

 

2 – Preencher o formulário de Cadastro de Estágio com as informações:

Informar nome dados da Concedente (Razão Social, CNPJ e Endereço);

Informar o nome do Representante Legal da Empresa, CPF, E-mail e Cargo;

Informar o nome do Supervisor do Estágio, CPF, E-mail e Cargo;

Observação 1: Para ter validade, o supervisor do estágio deverá ser obrigatoriamente Engenheiro Civil registrado no CONFEA-CREA.

Informar o nome do Professor Orientador.

Observação 2: Para ter validade, o orientador do estágio deverá ser obrigatoriamente Professor Engenheiro Civil do quadro docente da UFERSA, sendo preferencialmente os docentes vinculados ao curso de Engenharia Civil do campus Caraúbas. É importante ressaltar que é necessário o nome completo do professor para cadastro do termo de estágio.

 

3 – Preencher a tabela com os horários do estágio, de forma que não choque com os horários das aulas;

 

Observação 3: É importante lembrar que o estágio é uma atividade acadêmica e obedece aos prazos estabelecidos no calendário acadêmico institucional.

Para os discentes que vão cursar o Estágio Supervisionado I (OBRIGATÓRIO), deve-se cumprir uma carga horária de 180 horas de trabalho. É importante lembrar, que de acordo com a LEI do Estágio LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008:

Art. 10.  A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar:

II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

Observação 4: Deve haver compatibilidade de horários das atividades de estágio e das demais atividades acadêmicas tais como: disciplinas, TCC e outros. Não sendo permitida a superposição das mesmas.

 

4 – Preencher o Plano de Atividades de estágio de acordo com o Projeto Pedagógico do curso.

 

Observação 5: Uma vez aprovado o Plano de Estágio, o discente deve cumpri-lo, ou seja, não é permitida a mudança de empresa no transcorrer do estágio, sob a pena de não ter as atividades concluídas no corrente semestre.

 

5 – Após análise pelo colegiado/coordenação do curso e PROGRAD, o termo de compromisso APROVADO deverá ser assinado. Após assinatura do discente, orientador, empresa e supervisor esse documento deverá ser encaminhado para a assinatura do representante da UFERSA. Esse processo pode ser feito via SIGAA -> aba ESTÁGIO -> MEUS ESTÁGIOS – > ENVIAR TERMO PARA ASSINATURA DA INSTITUIÇÃO. Preenche os dados requisitados, anexa o termo de compromisso, e realiza o envio.

 

6 – Após assinatura do representante da UFERSA, com todas as assinaturas coletadas, o discente passa para a etapa de realizar a Matricula na atividade Estágio Obrigatório.

 

2º Passo – Matrícula na atividade ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

 

Consistem na formalização da matrícula na atividade junto a coordenação do curso. Após a oficialização do estágio junto a empresa, o(a) discente deve realizar a matrícula na atividade, diretamente com a coordenadora do curso.

Os documentos necessários para realização da matrícula na atividade são:

– Solicitação de matrícula;

– Contrato de estágio (já com todas as assinaturas).

 

O(A) discente deverá enviar um e-mail para a coordenação do curso de Engenharia Civil, Campus Caraúbas (engcivil.caraubas@ufersa.edu.br), com o título “SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA DE ESTÁGIO – NOME DO DISCENTE” e no corpo do texto deverá constar os dos documentos citados acima.

Observação 6: Os documentos deverão ser enviados à coordenação até no máximo 15 dias após o início do estágio, sob pena de não homologação pelo Colegiado do Curso, e consequente invalidação do estágio.

 

3º Passo – Integralização da atividade ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

 

Consistem no conjunto de procedimentos e documentos necessários para integralização da disciplina.

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA – documento que formaliza a matrícula junto a coordenação

TERMO DE COMPROMISSO – documento que consolida o estágio

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ao término do Estágio o discente, o supervisor e o orientador acadêmico deverão preencher o Relatório de Estágio, e anexar no sistema (SIGAA > Estágios> Cadastrar Relatório) esse relatório devidamente assinado até dez dias da data de término do estágio.

RELATÓRIO FINAL – documento que deverá conter as atividades desenvolvidas pelo estagiário, e redigida sob as orientações do professor orientador

DECLARAÇÃO DA EMPRESA – declaração preenchida pela empresa declarando a quantidade de horas cumpridas no estágio e assinada pelo representante da empresa

FICHA DE AVALIAÇÃO DA BANCA – documento que deverá conter avaliação dos membros da banca sobre a defesa pública do relatório final. A banca para avaliação deverá ser composta por 3 professores docentes do curso, e se possível o supervisor de estágio.

SOLICITAÇÃO DE BANCA – deverá ser encaminhada pelo orientador ao Colegiado de Curso, obedecendo os prazos do calendário acadêmico.

MODELO DE BANNER – Modelo do banner para apresentação de estágio supervisionado.

MODELO-DE-APRESENTAÇÃO – Modelo de apresentação para defesa de estágio supervisionado.

DECLARAÇÃO DE BANCA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – Modelo de declaração de participação em banca de Estágio Supervisionado.

Observação: As declarações devem ser elaboradas pelo orientador(a) do estágio e enviado em pdf para a Coordenação do curso para a coleta da assinatura.

Composição da nota do Estágio Supervisionado:

A avaliação do estágio supervisionado se dará a partir da média aritmética de 2 avaliações:

  1. A avaliação do relatório de estágio pelo professor orientador
  2. A média das fichas de avaliação da banca

Observação 7: O orientador deve lançar a nota do aluno diretamente no SIGAA, após realizar todas etapas de avaliação.

Observação 8: Todos os documentos de avaliação deverão ser entregues ao coordenador do curso, por meio eletrônico, pelo professor orientador do estágio, com a seguinte nomenclatura:

“NOME DO DISCENTE – TERMO DE COMPROMISSO – 2023.2”

“NOME DO DISCENTE – RELATÓRIO DE ESTÁGIO – 2023.2”

“NOME DO DISCENTE – RELATÓRIO FINAL – 2023.2”

“NOME DO DISCENTE – DECLARAÇÃO DA EMPRESA – 2023.2”

“NOME DO DISCENTE – FICHA DE AVALIAÇÃO DA BANCA – 2023.2”

 

Para maiores esclarecimentos, consultar a página de estágios na PROGRAD ou através do e-mail estagios.caraubas@ufersa.edu.br.

 

 

25 de setembro de 2014. Visualizações: 5802. Última modificação: 19/02/2024 08:56:52