Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil - Campus Caraúbas

Estágios Supervisionados

O Estágio Curricular Obrigatório é uma atividade que tem o objetivo de integrar o aluno ao ambiente da prática profissional. A vivência prática no estágio possibilita contato e familiarização com equipamentos e processos típicos da vida profissional que não são fornecidos em sala de aula ou laboratório. A formação do profissional necessita experimentar a percepção das limitações e especificidades dos modelos teóricos, em ambiente não controlado, isso amadurece e completa a formação do aluno.

O estágio supervisionado constitui, portanto, uma atividade prática exercida pelo aluno do Curso de Engenharia Civil, em situação real de trabalho tanto em Projetos de Engenharia como em Obras Civis, Empresas Construtoras, Empresas de Consultoria, Instituições e Entidades Públicas ou Privadas, com o objetivo de complementar sua capacitação profissional.

Na Estrutura Curricular,  é proposta uma disciplina semestral ofertada no 5º Ano – 10º Período, com caráter integralizante e com carga horária de 180 horas-aula práticas, conforme estabelece as Diretrizes Nacionais, correspondendo 4,53% da carga horária total do curso.

Procedimentos para formalização do Estágio Supervisionado

1º Passo – Formulário de matrícula

O formulário de solicitação de matrícula serve para formalizar a disponibilidade do discente e do docente quanto a orientação do estágio. Após assinatura, o discente deverá procurar a coordenação para homologação.

É importante lembrar que o estágio é uma atividade acadêmica e obedece aos prazos estabelecidos no calendário acadêmico institucional.

Para os discentes que vão cursar o Estágio Supervisionado I (OBRIGATÓRIO), deve-se cumprir uma carga horária (mínima) de 180 horas de trabalho. É importante lembrar, que de acordo com a LEI do Estágio LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008:

Art. 10.  A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar:

II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

Observação 1: Uma vez aprovado o Plano de Estágio, o discente deve cumpri-lo, ou seja, não é permitida a mudança de empresa no transcorrer do estágio, sob a pena de não ter as atividades concluídas no corrente semestre.

Observação 2: Para ter validade, o supervisor do estágio deverá ser obrigatoriamente Engenheiro Civil registrado no CONFEA-CREA.

Observação 3: Para ter validade, o orientador do estágio deverá ser obrigatoriamente Professor Engenheiro Civil do quadro docente da UFERSA, sendo preferencialmente os docentes vinculados ao curso de Engenharia Civil do campus Caraúbas. É importante ressaltar que é necessário o nome completo do professor para cadastro do termo de estágio.

Observação 4: Casos excepcionais devem ser levados e avaliados pelo Colegiado de Curso.

 

2º Passo – Módulo estágio

Consiste na formalização do vínculo do estágio, sendo a PROGRAD (sigaa) responsável por emitir o contrato de estágio.

Observação 1: Deve haver compatibilidade de horários, das atividades de estágio, as demais atividades acadêmicas tais como: disciplinas, TCC e outros. Não sendo permitida a superposição das mesmas.

Observação 2: É necessário a impressão de 4 cópias do termo de estágio para coleta das assinaturas. Após os termos de estágio terem sido assinados, o discente é responsável por entregar: uma cópia para a Empresa, uma cópia para a PROGRAD, uma cópia para a coordenação do curso; e uma cópia para seu arquivo pessoal.

Tutorial do Módulo de Estágio no SIGAA

 

Passo 3 – Coordenação de Curso

Consistem na formalização da matrícula na atividade junto a coordenação do curso. Após a oficialização do estágio junto a empresa, o discente deve realizar a matrícula na atividade, diretamente com o coordenador do curso.

Os documentos necessários para realização da matrícula na atividade são:

– Solicitação de matrícula;

– Contrato de estágio (já com todas as assinaturas).

Documentos para conclusão do Estágio Supervisionado

Consistem no conjunto de procedimentos e documentos necessários para integralização da disciplina.

SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA – documento que servirá como base para confecção do TERMO DE ESTÁGIO e formalização da matrícula junto a coordenação

FICHA DE AVALIAÇÃO DO SUPERVISOR – documento que deverá ser preenchido pelo supervisor da empresa em relação as atividades desenvolvidas pelo estagiário.

FICHA DE AVALIAÇÃO DO ORIENTADOR –  documento que deverá ser preenchido pelo professor orientador em relação as atividades desenvolvidas pelo estagiário

RELATÓRIO FINAL – documento que deverá conter as atividades desenvolvidas pelo estagiário, e redigida sob as orientações do professor orientador

DECLARAÇÃO DA EMPRESA – declaração preenchida pela empresa declarando a quantidade de horas cumpridas no estágio e assinada pelo representante da empresa

ATA DE DEFESA – documento que conter as informações da defesa pública. A banca para avaliação deverá ser composta por 3 professores docentes do curso, e se possível o supervisor de estágio.

SOLICITAÇÃO DE BANCA – deverá ser encaminhada pelo orientador ao Colegiado de Curso, obedecendo os prazos do calendário acadêmico.

MODELO DE BANNER – Modelo para apresentação de estágio supervisionado.

 

Composição da nota do Estágio Supervisionado

A avaliação do estágio supervisionado se dará a partir de 4 avaliações:

  1. A avaliação do supervisor de estágio (AS), que terá peso 2
  2. A avaliação do professor orientador (AO), que terá peso 2
  3. A avaliação do relatório de estágio pelo professor orientador (RE), que terá peso 3
  4. A defesa pública do estágio (DP), que terá peso 3

 

 

Observação 1: O orientador deve lançar a nota do aluno diretamente no SIGAA, após realizar todas etapas de avaliação.

Observação 2: Todos os documentos de avaliação deverão ser entregues ao coordenador do curso, por meio eletrônico, pelo professor orientador do estágio.

 

25 de setembro de 2014. Visualizações: 635. Última modificação: 14/03/2018 13:42:48